Capitulo 3
Disciplina:Pratica na dimensão politico-social
Prof°:Jónata
Pedagogia II periodo
RESUMO INFORMATIVO
NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.59 a 82
O presente trabalho discute e analisa as reflexões de Bourdieu sobre a relação de herança familiar e desempenho escolar. Bourdieu enfatiza que cada individuo traz consigo uma bagagem socialmente herdada. Essa bagagem socialmente herdada caracteriza o individuo e nela que estão inclusos os componentesobjetivos e externos ao individuo, e que podem ser postos a serviço do sucesso escolar .Segundo Bourdieu a educação perdera o seu valor que lhe fora atribuidode instância transformadora e democratizadora das sociedades , e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilegios sociais .Segundo Bourdieu a educação está ligada a posse do capital cultural. O autor faz abordagem das desvalorizações de titulos escolares. Bordieu explica que um diploma de uma pessoa da alta elite tem mais valor do que um diploma de uma pessoa dominada.Bordieu distingue um conjunto de normas que trarão uma nova educação que deveriam ser adotadas por todas as classes sociais sem nenhuma exceção. Bourdieu enfatiza que a classe da elite sempre terá umas educação melhor levando em conta a posse do capital cultural. Ele demonstra que a classe da elite sempre irá ter destaque na educação.
Palavras chaves: Herança familiar-Elite- Posse de capital- Titulos escolares.
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